As prateleiras industriais desempenham um papel fundamental na armazenagem de mercadorias de empresas dos mais variados setores.
Garantir uma organização eficiente no armazém é o primeiro passo para desenvolver processos logísticos mais eficazes e ágeis, atendendo as demandas do negócio e as exigências de seus clientes.
Para isso, é preciso contar com equipamentos de alta qualidade, que auxiliem em todas as etapas desses processos, incluindo o manuseio, a localização e o armazenamento dos produtos.
Assim, para montar um armazém mais produtivo e eficiente, equipamentos especificamente desenvolvidos para essa finalidade são fundamentais.
Que tal saber mais sobre como as prateleiras industriais contribuem com o funcionamento do seu armazém? Continue a leitura e saiba tudo sobre elas!
Conheça os detalhes das prateleiras industriais
Os sistemas de armazenagem são muito variados e cada opção disponível apresenta particularidades que podem atender melhor às necessidades de um ou outro contexto.
No caso das prateleiras industriais, uma de suas principais vantagens é a estrutura robusta utilizada na sua fabricação, de modo que as mercadorias passam a ser armazenadas com maior segurança.
Em geral, trata-se de uma estrutura fabricada em aço, com prateleiras projetadas conforme o espaço disponível, quantidade e peso dos volumes utilizados.
Esses fatores interferem em aspectos como altura, largura e profundidade, que devem ser cuidadosamente planejados para o desenvolvimento de um sistema seguro e eficaz.
Fornecidas nas opções metálicas ou em MDF, são destinadas ao armazenamento de diversos tipos de produtos acabados ou semi-acabados, especialmente itens avulsos.
Além dos modelos tradicionais, também é possível encontrar diversas opções de bandejas, com separador de caixas, galvanizadas ou em MDF laminado. Dessa maneira, é possível optar pela solução mais adequada às suas necessidades.
Por meio de uma estrutura simples, mas muito bem planejada, as prateleiras industriais auxiliam no armazenamento seguro dos produtos, promovendo também mais eficiência operacional aos processos logísticos da sua empresa.
A verticalização como vantagem competitiva
Uma das principais vantagens de optar por sistemas de armazenagem como esse é a possibilidade de adotar a verticalização no seu armazém.
Essa estratégia busca utilizar ao máximo o espaço disponível no local, explorando também a sua altura, por meio do uso de prateleiras industriais.
Trata-se de uma medida fundamental para otimizar o espaço do armazém, de modo que mais itens possam ser estocados, sem a necessidade de ampliar a área disponível em sentido horizontal.
Esse é um diferencial importante para empresas que estão em busca de uma redução de custos, mas que não querem perder oportunidades de crescimento.
Também cabe lembrar que a verticalização traz diversas melhorias para a organização do estoque, pois os itens acessados com maior frequência podem ser dispostos nas prateleiras mais baixas, enquanto o restante das mercadorias é guardado em áreas mais altas.
Dessa maneira, essa estratégia contribui tanto com a economia quanto com a produtividade da empresa, tornando-se uma excelente solução para o seu armazém.
Para conhecer outra forma de implementar a verticalização, para além desse tipo de prateleira, confira nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre os porta paletes.
Motivos para escolher as prateleiras industriais para o seu armazém
Esse tipo de sistema de armazenagem se destaca por apresentar diversas vantagens, que proporcionam mais produtividade e eficiência às operações de um armazém. A seguir, conheça os principais benefícios de adotar essa solução.
Estrutura personalizada
Um bom sistema de armazenagem deve ser capaz de atender às necessidades da sua empresa, adaptando-se ao espaço disponível e ao tipo de mercadoria armazenado.
As prateleiras industriais se destacam nesse aspecto, pois permitem que a estrutura seja personalizada de acordo com as demandas do seu armazém, seja por meio de alterações na altura ou no espaçamento entre prateleiras, ou até mesmo a partir da inclusão de acessórios, como as gavetas que mencionamos anteriormente.
Dessa maneira, o seu negócio tem a garantia de contar com uma solução que atende verdadeiramente às necessidades observadas no local.
Durabilidade e resistência
Outro elemento bastante importante é a durabilidade das prateleiras, resultado de uma estrutura robusta e altamente resistente.
Móveis convencionais até podem suportar os itens armazenados pela sua empresa, mas não são desenvolvidos para cumprir essa finalidade a longo prazo.
Assim, fabricadas em materiais resistentes, como o aço, as prateleiras industriais garantem que as mercadorias sejam armazenadas com segurança, pelo tempo necessário.
Esse é um aspecto essencial para o desempenho financeiro da empresa, resultando em uma economia significativa, tanto pela redução de avarias de produtos quanto pela possibilidade de adquirir um equipamento que não precisará ser trocado com frequência.
Diversificação na armazenagem
Por fim, adotar a verticalização por meio das prateleiras industriais pode trazer grandes benefícios em relação à diversificação e otimização da armazenagem.
Tratando-se de um sistema modular, é possível organizar as estruturas de diferentes maneiras, desenvolvendo um método de disposição mais eficiente e prático.
Esse é o caso, por exemplo, de uma organização em que produtos mais acessados ficam dispostos nas prateleiras inferiores, mantendo as superiores abastecidas com itens que não demandam acesso frequente.
O conjunto de benefícios proporcionados por esse sistema de armazenagem tem grande importância para o desempenho de qualquer empresa, melhorando as operações desenvolvidas no armazém e também os resultados obtidos por seus processos logísticos.
Para saber mais sobre esse assunto ou tirar alguma dúvida relacionada a ele, entre em contato com a Severo e converse com nossos profissionais!