Blog

Home / Blog

As prateleiras industriais desempenham um papel fundamental na armazenagem de mercadorias de empresas dos mais variados setores.

Garantir uma organização eficiente no armazém é o primeiro passo para desenvolver processos logísticos mais eficazes e ágeis, atendendo as demandas do negócio e as exigências de seus clientes.

Para isso, é preciso contar com equipamentos de alta qualidade, que auxiliem em todas as etapas desses processos, incluindo o manuseio, a localização e o armazenamento dos produtos.

Assim, para montar um armazém mais produtivo e eficiente, equipamentos especificamente desenvolvidos para essa finalidade são fundamentais.

Que tal saber mais sobre como as prateleiras industriais contribuem com o funcionamento do seu armazém? Continue a leitura e saiba tudo sobre elas!

Conheça os detalhes das prateleiras industriais

Os sistemas de armazenagem são muito variados e cada opção disponível apresenta particularidades que podem atender melhor às necessidades de um ou outro contexto.

No caso das prateleiras industriais, uma de suas principais vantagens é a estrutura robusta utilizada na sua fabricação, de modo que as mercadorias passam a ser armazenadas com maior segurança.

Em geral, trata-se de uma estrutura fabricada em aço, com prateleiras projetadas conforme o espaço disponível, quantidade e peso dos volumes utilizados.

Esses fatores interferem em aspectos como altura, largura e profundidade, que devem ser cuidadosamente planejados para o desenvolvimento de um sistema seguro e eficaz.

Fornecidas nas opções metálicas ou em MDF, são destinadas ao armazenamento de diversos tipos de produtos acabados ou semi-acabados, especialmente itens avulsos.

Além dos modelos tradicionais, também é possível encontrar diversas opções de bandejas, com separador de caixas, galvanizadas ou em MDF laminado. Dessa maneira, é possível optar pela solução mais adequada às suas necessidades.

Por meio de uma estrutura simples, mas muito bem planejada, as prateleiras industriais auxiliam no armazenamento seguro dos produtos, promovendo também mais eficiência operacional aos processos logísticos da sua empresa.

A verticalização como vantagem competitiva 

Uma das principais vantagens de optar por sistemas de armazenagem como esse é a possibilidade de adotar a verticalização no seu armazém.

Essa estratégia busca utilizar ao máximo o espaço disponível no local, explorando também a sua altura, por meio do uso de prateleiras industriais.

Trata-se de uma medida fundamental para otimizar o espaço do armazém, de modo que mais itens possam ser estocados, sem a necessidade de ampliar a área disponível em sentido horizontal.

Esse é um diferencial importante para empresas que estão em busca de uma redução de custos, mas que não querem perder oportunidades de crescimento.

Também cabe lembrar que a verticalização traz diversas melhorias para a organização do estoque, pois os itens acessados com maior frequência podem ser dispostos nas prateleiras mais baixas, enquanto o restante das mercadorias é guardado em áreas mais altas.

Dessa maneira, essa estratégia contribui tanto com a economia quanto com a produtividade da empresa, tornando-se uma excelente solução para o seu armazém.

Para conhecer outra forma de implementar a verticalização, para além desse tipo de prateleira, confira nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre os porta paletes.

Motivos para escolher as prateleiras industriais para o seu armazém

Esse tipo de sistema de armazenagem se destaca por apresentar diversas vantagens, que proporcionam mais produtividade e eficiência às operações de um armazém. A seguir, conheça os principais benefícios de adotar essa solução.

Estrutura personalizada

Um bom sistema de armazenagem deve ser capaz de atender às necessidades da sua empresa, adaptando-se ao espaço disponível e ao tipo de mercadoria armazenado.

As prateleiras industriais se destacam nesse aspecto, pois permitem que a estrutura seja personalizada de acordo com as demandas do seu armazém, seja por meio de alterações na altura ou no espaçamento entre prateleiras, ou até mesmo a partir da inclusão de acessórios, como as gavetas que mencionamos anteriormente.

Dessa maneira, o seu negócio tem a garantia de contar com uma solução que atende verdadeiramente às necessidades observadas no local.

Durabilidade e resistência

Outro elemento bastante importante é a durabilidade das prateleiras, resultado de uma estrutura robusta e altamente resistente.

Móveis convencionais até podem suportar os itens armazenados pela sua empresa, mas não são desenvolvidos para cumprir essa finalidade a longo prazo.

Assim, fabricadas em materiais resistentes, como o aço, as prateleiras industriais garantem que as mercadorias sejam armazenadas com segurança, pelo tempo necessário.

Esse é um aspecto essencial para o desempenho financeiro da empresa, resultando em uma economia significativa, tanto pela redução de avarias de produtos quanto pela possibilidade de adquirir um equipamento que não precisará ser trocado com frequência.

Diversificação na armazenagem

Por fim, adotar a verticalização por meio das prateleiras industriais pode trazer grandes benefícios em relação à diversificação e otimização da armazenagem.

Tratando-se de um sistema modular, é possível organizar as estruturas de diferentes maneiras, desenvolvendo um método de disposição mais eficiente e prático.

Esse é o caso, por exemplo, de uma organização em que produtos mais acessados ficam dispostos nas prateleiras inferiores, mantendo as superiores abastecidas com itens que não demandam acesso frequente.

O conjunto de benefícios proporcionados por esse sistema de armazenagem tem grande importância para o desempenho de qualquer empresa, melhorando as operações desenvolvidas no armazém e também os resultados obtidos por seus processos logísticos.

Para saber mais sobre esse assunto ou tirar alguma dúvida relacionada a ele, entre em contato com a Severo e converse com nossos profissionais!

A estrutura cantilever é a melhor solução de armazenamento para materiais que possuem características diferenciadas.

O processo de armazenagem ganha cada vez mais importância no dia a dia das operações industriais e comerciais.

Isso porque a área de logística se tornou estratégica, inclusive no que se refere a decisão de compra dos consumidores.

Tanto as pessoas físicas como as empresas, que necessitam de matéria-prima, insumos ou produtos para revenda, aumentaram suas expectativas com relação a:

  • diminuição nos prazos de entrega
  • qualidade dos serviços prestados, 
  • disponibilidade de materiais por parte de seus fornecedores.

Ocorre que as empresas que cuidam com atenção do setor logístico conseguem criar diferenciais do mercado, agilizando operações e assegurando a qualidade dos materiais entregues a seus clientes.

O acondicionamento indevido de materiais pode causar sérios prejuízos aos fornecedores, pois, além de causarem transtornos em processos de trocas, envolvendo custos adicionais e muitas vezes prejuízos na operação, a imagem da marca fica comprometida.

O fato é que a insatisfação do cliente é visível e muitos acabam excluindo do seu roteiro de compras os fornecedores, que entregam materiais em condições inadequadas de uso ou consumo.

Neste post, apresentaremos a estrutura cantilever, uma opção inteligente e fundamental para garantir qualidade no armazenamento e agilidade na movimentação das mercadorias. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Entenda cada detalhe da estrutura cantilever

A estrutura cantilever é a melhor opção para o armazenamento de produtos que possuem dimensões ou pesos fora do padrão, como, por exemplo:

  • canos ou tubos,
  • barras de ferro,
  • chapas metálicas,
  • vigas,
  • placas de madeiras,
  • bobinas pesadas, etc.

Esses materiais não podem ser acondicionados nos tradicionais sistemas de armazenagem, pois possuem características diferenciadas que exigem cuidados especiais.

Essas estruturas são fabricadas e montadas a partir dos seguintes componentes:

  • bases – fixados na parte inferior da coluna, garantindo a estabilidade da estrutura,
  • consolas – conhecidas como colunas centrais, fazem a sustentação e servem de apoio para os braços da estrutura,
  • vigas – são os braços que podem ser regulados verticalmente para atender as necessidades de armazenagem,
  • detentor – é uma peça opcional instalada na parte frontal da estrutura para evitar que os materiais possam deslizar e cair.

É interessante saber que toda essa estrutura pode ser montada de acordo com as necessidades de cada projeto, portanto, são passíveis de ajustes e podem sofrer alterações na medida em que ocorram mudanças logísticas na operação.

Para quais empresas é indicado o uso do cantilever?

Como vimos, essas estruturas são as ideais para a guarda de materiais que possuem dimensões e pesos fora dos padrões tradicionais.

No caso das cargas pesadas, essa solução logística suporta muito bem a demanda, uma vez que são fabricadas com materiais resistentes, projetadas para suportar grandes quantidades de produtos que tenham peso acima do comum.

Além disso, o cantilever evita que esses materiais fiquem em contato direto com o chão, um problema sério que pode levar a deformação e problemas em função da umidade.

As cargas longas também devem ser armazenadas nessas estruturas, evitando que estejam no chão ou ainda encostadas em paredes, onde o próprio peso do material pode vir a causar deformidades.

Existem ainda os produtos que não sofrem consequências de temperatura, portanto, podem ser armazenados em locais externos da edificação.

Como se observa, o sistema cantilever atende a muitas necessidades logísticas, sendo bastante comum encontrá-los em empresas dos mais variados segmentos.

Principais benefícios do cantilever

Certamente, você já deve ter concluído que, para determinados materiais, as estruturas cantilever são as ideias para o armazenamento.

No entanto, esses equipamentos também colaboram de maneira efetiva no cotidiano das atividades logísticas, apresentando outros benefícios, tais como:

Otimização da capacidade de armazenamento

O cantilever possibilita a otimização da capacidade de armazenamento, uma vez que pode ser projetado de forma a ser instalado nos mais diferentes espaços, atendendo às variadas necessidades da empresa.

Isso significa servir para ambientes horizontais ou verticais, aproveitando todos os espaços e possibilitando o armazenamento de grandes quantidades de produtos.

Adaptabilidade a diversos ambientes

Como vimos, as estruturas podem ser utilizadas para a estocagem de produtos nos mais diversos ambientes, uma vez que são projetadas para resistirem às mais variadas condições.

Podem estar acondicionados em locais abertos e desprotegidos das intempéries do tempo ou também nos mais diversos ambientes, suportando temperaturas altas ou baixas, sem que venham a sofrer danos que possam comprometer a estocagem dos materiais.

Estrutura personalizável

Por fim, as estruturas podem ser desenvolvidas sob medida, ou seja, a partir de uma análise prévia das necessidades da empresa, quando o espaço, condições da edificação e sistemas de movimentação são variáveis a serem consideradas na fabricação desses equipamentos.

Outro ponto importante e já mencionado anteriormente é que a personalização pode sofrer mudanças na medida que elas venham a acontecer no dia a dia das operações.

O melhor é que não são necessários especialistas ou ferramentas específicas para que essas mudanças possam ser realizadas, já que os próprios profissionais que atuam no setor logístico podem providenciar essas adaptações.

Como se observa, o cantilever é uma interessante solução para muitas necessidades logísticas, portanto, se ainda existirem dúvidas a respeito, entre em contato com a Severo e conte com nossa expertise sobre esse assunto!

O porta paletes é uma das mais importantes ferramentas utilizadas nas estruturas de armazenagem das empresas, portanto, é fundamental para o sucesso dos processos de uma organização.

A área de logística passou a ser vista nesses últimos anos como um setor estratégico e decisivo, inclusive no que se refere à decisão de compras dos consumidores.

Por isso, as mudanças de comportamento da população obrigaram as empresas a modificarem a sua forma de tratar esse importante setor, onde, até então, era uma área destinada ao suprimento das lojas e atendimento aos clientes dos mais diversos segmentos, transformando-se em um fator decisivo na definição das compras por parte do mercado.

Para se ter ideia a esse respeito, uma pesquisa realizada pela empresa Capterra mostrou que 64% dos compradores de lojas virtuais consideram o tempo de entrega do seu pedido como fator determinante no momento do fechamento do negócio.

A pergunta que está diretamente relacionada a esse assunto diz o seguinte: como atender o prazo de entrega sem uma estrutura de qualidade no depósito que possibilite agilidade, praticidade e facilidade na movimentação das mercadorias?

Nesse momento, o porta paletes se transforma em uma excelente solução para atender a essas demandas, possibilitando rapidez, dinamismo e organização na armazenagem de materiais.

Agora, apresentaremos as variações dessa solução e as características de cada uma delas. 

Continue conosco e conheça detalhes a esse respeito!

O que é um porta paletes?

Para compreendermos melhor essa estrutura é preciso saber que paletes são os estrados ou tablados utilizados para o armazenamento de produtos, sendo fabricados a partir de alguns materiais, como:

  • madeira,
  • plástico,
  • metal.

Os porta paletes, por sua vez, são as estruturas que recebem esses materiais, facilitando o armazenamento e agilizando a movimentação dos produtos.

As principais características são facilidade e rapidez na movimentação dos materiais por meio de empilhadeiras e elevadores, além da possibilidade de estocagem de grandes quantidades de itens, pois a verticalização das estantes otimizam os espaços nos depósitos.

Conheça as variações do sistema de porta paletes

Basicamente, existem quatro variações desse sistema, como veremos na sequência:

Sistema porta paletes convencional

O sistema de porta paletes convencional é voltado a produtos que possuem alta rotatividade, quando longarinas podem ser ajustadas de maneira a permitir os estoques em alturas variáveis.

Além disso, sua estrutura é dimensionada para permitir qualquer peso, oferecendo ainda:

  • rapidez de armazenagem,
  • adaptação de cargas de alta rotatividade,
  • possibilidade de movimentação de um palete sem precisar mover os outros,
  • sistema compatível com a maioria dos equipamentos utilizados nos depósitos.

Sistema porta paletes drive-in

O sistema drive-in é bastante indicado para empresas que precisam armazenar grandes quantidades do mesmo produto, ou seja, é uma ótima opção para economizar espaços, uma vez que as estruturas podem ficar em forma de blocos compactados.

Essa opção é bastante comum em câmaras frias, onde se pode concentrar grandes quantidades de produtos, aproveitando espaços e reduzindo os custos de refrigeração.

As empilhadeiras, nesse caso, alimentam e retiram as mercadorias dos estoques sempre pelo mesmo lado, portanto, entram e saem dessas estruturas por apenas um local.

Esse modelo é interessante para empresas que trabalham com o sistema LIFO ou UEPS, ou seja, o primeiro produto que entra no estoque é aquele que recebe a prioridade de saída.

Sistema porta paletes drive-through

Um dos pontos a serem observados tanto no porta paletes drive-in como também no drive-through é que esses espaços possuem lastres com rodas que facilitam a movimentação.

A grande diferença entre os dois modelos é que o drive-through possibilita que as entradas dos materiais possam ser realizadas por um lado da estrutura, enquanto as saídas utilizam o oposto.

Isso é bastante importante para ambientes que possuem grande movimentação de materiais e necessidade de agilidade nas operações.

Nesse caso, é a melhor opção para empreendimentos que adotam o sistema FIFO.

Sistema porta paletes push-back

Por fim, chegamos ao sistema push-back, que traduzido significa “empurrar para trás”.

Essa estrutura, como o próprio nome deixa claro, possibilita que os paletes sejam empurrados na medida que novos materiais são acondicionados na estrutura.

Elas possuem, portanto, um pequeno trilho levemente inclinado que permite a movimentação, facilitando as operações das empilhadeiras.

Quais são as vantagens de optar por este tipo de sistema?

Optar pelo sistema porta paletes possibilita a organização dos ambientes e permite que o atendimento aos pedidos ocorra com rapidez e qualidade, por isso é fundamental para a satisfação dos clientes e atendimento às exigências do mercado.

Além disso, essa solução oferece as seguintes vantagens:

  • diminuição dos custos de estocagem,
  • segurança para os colaboradores,
  • agilidade na movimentação,
  • diminuição dos danos aos produtos,
  • melhor aproveitamento dos equipamentos,
  • mais espaço livre para circulação de colaboradores e veículos.

Agora que você conhece mais a respeito dessa importante estrutura logística, é hora de saber onde encontrar qualidade e a possibilidade de personalizar a solução de acordo com as necessidades do seu empreendimento.

Para isso, acesse nosso site e saiba como a Severo Sistemas de Armazenagens pode colaborar com os seus negócios. Estamos à disposição para atender às suas necessidades!

Investir em sistemas de armazenagem adequados é crucial para manter eficiente a área logística da sua empresa, afinal, eles são especialmente projetados para favorecer a organização, o fluxo e a movimentação das mercadorias.

A organização do centro de distribuição, depósito ou almoxarifado é um dos principais desafios para empresas de todos os segmentos e portes. 

Por outro lado, um layout estratégico e um maior aproveitamento do espaço maximiza o armazém e otimiza todas as operações no local.

Nesse caso, um sistema de armazenagem adequado é crucial para a organização e eficiência do estoque.

Afinal, os diferentes tipos de sistemas são compostos por um conjunto de estruturas especialmente projetadas para:

  • maximizar o espaço disponível do armazém, centro de distribuição e estoque, 
  • organizar, acomodar e proteger os materiais,
  • otimizar toda a movimentação das mercadorias, seja saída ou entrada,
  • facilitar o acesso aos produtos armazenados.

Como escolher o melhor modelo para a sua empresa? O primeiro passo é você conhecer os diferentes tipos de sistemas e as particularidades de cada um deles, para então investir nas estruturas que definitivamente irão ajudar a otimizar as operações do seu armazém.

Continue a leitura e conheça os principais sistemas de armazenagem utilizados atualmente.

Conheça os diversos tipos de sistemas de armazenagem e suas funcionalidades

Como já dissemos, existem diferentes tipos de sistemas de armazenagem e cada um deles tem suas particularidades e funções.

Cada modelo também atende necessidades específicas de estocagem, principalmente no que diz respeito ao volume, peso e tamanho do produto que será armazenado.

Conheça, então, os diferentes sistemas de armazenagem e suas funções:

Porta pallets

Por se adaptar facilmente a qualquer tipo de carga, o porta pallets é um dos mais usados e conhecidos sistemas de armazenagem, sendo utilizado tanto para a estocagem como para o transporte de cargas em geral.

Como o próprio nome indica, a estrutura armazena cargas paletizadas, ampliando a capacidade de armazenagem por meio da verticalização do estoque.

O porta pallets é composto por montantes e longarinas, e oferece um sistema de encaixes que permite montagem eficiente, segura e customizada.

Esse sistema possibilita melhor aproveitamento dos espaços verticais, sendo utilizado especialmente para organizar grandes volumes de materiais em lojas, mercados, centros de distribuição, indústrias e outros setores, além de oferecer a possibilidade de instalar estantes porta-paletes de dupla profundidade.

Prateleiras industriais

Prateleiras industriais são sistemas de armazenagem versáteis e o modelo é um dos mais usados, nos diversos segmentos, principalmente no processo de verticalização.

Podem ser fabricadas em aço ou MDF, com prateleiras desmontáveis e de fácil ajuste, diferenciais que auxiliam no armazenamento e na visibilidade das mercadorias estocadas.

Já a definição da largura, altura e profundidade das prateleiras é baseada no espaço, quantidade e peso dos volumes estocados.

De modo geral, esse tipo de sistema é indicado para: 

  • armazenar materiais avulsos ou pequenos itens em almoxarifados, autopeças, etc,
  • separar e montar pedidos em múltiplos níveis

Cantilever

Entre os sistemas de armazenagem, também temos o cantilever, uma estrutura especialmente desenvolvida para armazenar produtos com tamanhos, pesos e formatos diferenciados.

Trata-se de um sistema simples e resistente. Sua estrutura é composta por colunas centrais, base fixa e braços em balanço visando o suporte das cargas. 

Seu projeto pode ser adaptável conforme a necessidade da empresa e melhor aproveitamento do espaço.

O cantilever é indicado para o armazenamento de tubos diversos, vigas, perfis, bobinas, madeiras, fardos de grandes dimensões e outras mercadorias com diferenciais no peso, volume e formatos.

Drive-in

O drive-in se destaca entre os sistemas de armazenagem por ter sido desenvolvido especialmente para atender ambientes que trabalham com grandes quantidades da mesma carga e atuam ou desejam trabalhar com operação LIFO (Last In, First Out), ou seja, o último item armazenado é o primeiro que sai do estoque.

A estrutura do sistema é formada por montantes verticais encaixados em braços e trilhos ajustáveis à altura indicada para a atuação. 

O Drive-in é uma excelente opção para armazenar produtos homogêneos com baixa rotação e grande quantidade de pallets. 

Esse sistema garante o aproveitamento do espaço e reduz corredores, sendo indicado para:

  • armazenar produtos com grande prazo de validade,
  • otimizar estoques com grande número de peças, 
  • organizar estoques que trabalham com poucos itens.

Mezanino

Mezaninos são sistemas de armazenagem versáteis e resistentes projetados especialmente para expandir as áreas de estocagem.

A estrutura é formada por colunas, piso e vigas, que podem ser instaladas do chão ao teto do armazém, criando uma plataforma que aumenta o espaço útil do ambiente.

O mezanino é altamente personalizável, podendo ser projetado para atender necessidades específicas de cada empresa e também pode ser combinado com outros sistemas de armazém, sendo indicado especialmente para estocar cargas a granel, matérias-primas, produtos acabados e outros itens. 

Porta bobinas

Entre os diferentes sistemas de armazenagem, temos o porta bobinas

Trata-se de uma estrutura de aço e, como o nome indica, o sistema é ideal para estocagem de bobinas com cabos elétricos, fios, mangueiras e outros materiais.

Ganha espaço com a verticalização, por isso contribui para a organização e manuseio dos diferentes materiais armazenados. 

É projetado conforme o tamanho e peso das bobinas e dos materiais estocados. 

Flow rack

Outro destaque entre os sistemas de armazenagem é o flow rack, também conhecido como fluxo de prateleira. 

Esse sistema conta com esteiras rolantes e prateleiras inclinadas. Dessa forma, quando uma mercadoria é retirada, a outra posicionada na sequência toma o lugar daquela que saiu.

O modelo flow rack é ideal para otimizar armazéns que operam no método FIFO (First In, First Out), no caso, o primeiro produto a entrar é o primeiro a sair. Também é utilizado para aqueles nas quais a entrada e saída ocorrem de forma contínua.

Severo: soluções eficientes em armazenamento vertical de cargas!

A Severo é uma empresa especializada em oferecer soluções sob medida em sistemas de armazenagem vertical.

Projetamos e desenvolvemos soluções inteligentes e sistemas de estocagem personalizados e funcionais, visando atender a demanda da sua empresa e transformar o seu setor de logística.

Trabalhamos com a melhor matéria-prima disponível no mercado, garantindo ao nosso cliente estruturas de alta qualidade e resistência para o armazenamento eficiente e seguro de produtos com acabamento e semi-acabados. 

Que tal acessar nosso site, conhecer nossas soluções em armazenamento vertical de cargas e planejar um projeto personalizado em sistema de estocagem para a sua empresa?  

Categorias

Tags